domingo, 10 de junho de 2018

Saltos Ornamentais na Educação Física




Os saltos ornamentais são saltos executados a partir de um local seco (geralmente pranchas) em direção à água, de modo que movimentos controlados e esteticamente satisfatórios sejam executados durante a fase aérea.

Há indícios de que essa modalidade tenha surgido na Grécia Antiga, quando homens saltavam de penhascos para o mar. No entanto, foi apenas quando a prática atingiu o norte da Europa, e mais especificamente a Suécia e a Alemanha, que os saltos começaram a ganhar um contorno mais ginástico, muito provavelmente porque esses dois países já tinham tradição na ginástica e nos exercícios de preparação militar.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Curiosidades do Esportes

(Foto: Raul Arboleda/AFP/Getty Images)

Os saltos ornamentais estrearam nos Jogos em Saint Louis 1904, com o "mergulho em distância". Quem chegasse mais longe da plataforma era o vencedor.

Em Berlim 1936, a norte-americana Marjorie Gestring alcançou um recorde histórico: aos 13 anos, tornou-se a campeã Olímpica mais jovem de todos os tempos.

Em Pequim 2008, o salto em parafuso do Australiano Matthew Mitcham, na plataforma de 10m, rendeu a maior nota da história Olímpica: 112.10 pontos.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Resultado de imagem para esportes olimpicos 
 Campeão olímpico em Londres nas argolas, Arthur Zanetti será a principal atração na etapa de São Paulo da Copa do Mundo

Não sei se o amigo (ou amiga) que me acompanha neste espaço já está sabendo, mas para quem não for viajar e resolver ficar em São Paulo neste feriado prolongado, há um belo programa para quem curte esportes olímpicos. A partir desta sexta-feira, começa a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica artística. Atletas de 14 países estarão competindo de sexta-feira a domingo no Ginásio do Ibirapuera, reunindo 43 atletas no masculino e 27 no feminino.
Só uma competição deste porte, que volta à cidade depois de oito anos, já seria motivo suficiente para tirar o torcedor que gosta de ginástica artística de casa e prestigiar alguns dos principais ginastas do mundo. Mas para mim, a principal razão é poder ver em ação nada menos do que um campeão olímpico do Brasil. Arthur Zanetti, ouro nas argolas nos Jogos de Londres 2012, é o principal nome da equipe brasileira, que ainda conta com Diego Hypólito entre seus  integrantes mais experientes. Zanetti participará das qualificatórias nesta sexta-feira à tarde e certamente estará na final no domingo pela manhã. Melhor forma de entrar no clima olímpico para o Rio 2016, impossível.